9ª Semana de Gravidez
Vamos falar de diabetes gestacional, das tuas dores no nervo ciático e de outros sintomas de gravidez (Sono? Enjoo?). Quanto à tua pequena azeitona, ela tem um ar cada vez mais humano. Estamos a entrar no final do primeiro trimestre!
O meu bebé
-
Idade de gestação 9 semanas
-
Idade Fetal 7 Semanas
-
Comprimento do embrião 2,5 cm (medida da cabeça
até ao fundo das costas)
-
Gestação 63 dias
-
Peso do embrião 2g (aproximadamente)
-
Tamanho Azeitona
Nesta ou numa das próximas semanas, o teu bebé deixa de ser um embrião e passa a ser um feto. Cresceu bem, esta azeitoninha! De aspecto cada vez mais humano, apesar de ainda ter a cabeça maior do que o corpo, o teu bebé começa agora a desenvolver os músculos com que vai pontapear-te daqui a uns meses.
Sabes o que é que já está desenvolvido? O coração. Se na próxima consulta fizeres um Dopplerfetal, vais poder ouvi-lo a bater! E não é ele a bater com os dedinhos, que começam agora a ficar visíveis.
Saúde e nutrição
Com a chegada da 9ª semana de gravidez, entras no terceiro mês de gestação. Aproxima-se então o final do primeiro trimestre e está na altura de conversarmos sobre algumas coisas que tens de prevenir.
Sabemos que te temos chateado muito com a importância da alimentação saudável e do exercício físico e ainda só vamos na nona semana de gravidez. Isto leva-nos a uma das maiores preocupações que temos com a tua saúde enquanto mãe: a diabetes gestacional.
Apesar de existirem factores que colocam algumas mulheres mais vulneráveis a esta condição do que outras, qualquer mulher pode desenvolver diabetes gestacional, mesmo sem quaisquer antecedentes de glicemia alterada ou histórico familiar de diabetes.
Para construir a placenta e criar todas as condições para o teu bebé se desenvolver saudável, o nível de produção hormonal do teu corpo é tão alto que inibe a acção da insulina, fazendo aumentar o nível de açúcar no teu sangue. O que fazes cá fora é crucial para manter a glicemia em níveis adequados!
Sono e náuseas, sono e náuseas, sono e náuseas. Se nesta nona semana a tua vida se resumir a isto, é normal. O teu corpo está a ter um volume de trabalho hormonal e metabólico super elevado, para o teu inquilino se sentir mega confortável. Descansa o máximo que puderes.
A nível de refeições, se esse estômago está de uma sensibilidade extrema, o segredo é dar-lhe pouco de cada vez, muitas vezes ao dia. Escolhe snacks saudáveis e nutritivos! Alguma fruta é sempre boa ideia, bolachas de cereais também (atenção ao que é e não é saudável!) e os queijos magros também podem ser boa opção.
Além disto… Já bebeste quanta água hoje?
O meu corpo
Apesar de o teu bebé ainda só pesar 2 gramas, o teu corpo está a mudar, provavelmente já tens uns quilinhos a mais e o número na balança ainda vai crescer. Quando a tua barriga começar a ficar maior, maior vai ser a pressão na tua coluna e vértebras e cresce também a probabilidade de teres dores no nervo ciático.
O exercício desempenha aqui um papel monumental para evitares isto. Qualquer que seja o plano de treino, deverá ser aprovado pelo teu médico primeiro. Mas podes começar a fazer algumas coisas depois de ler isto: alongamentos! Foca-te principalmente em relaxar os músculos das costas e os glúteos.
O simples caminhar também é uma boa opção, mas deves garantir que o fazes com uma postura recta. Se fazias treino de força antes da gravidez, mediante aprovação do teu médico, poderás continuar a fazer, escolhendo exercícios que reforcem os músculos da zona lombar, cervical e as pernas. Mas cuidado com as cargas! Vais descobrir o que é carregar constantemente uma bolinha bem pesada daqui a uns tempos e sem pausas para descanso.
Fazes yoga ou já pensaste em fazer? Se fazes, continua, se queres experimentar, esta é a hora perfeita. Vai ajudar-te a alongar, a respirar melhor e a manter uma postura sempre correcta.
Ainda estás na semana nove, é verdade, e vamos relembrar-te esta dica mais à frente. Mas se tiveres dores, podes sempre aplicar uma compressa morna na região lombar ou até recorrer a fisioterapia e massagens.
Adeus, soutiens que tanto adoras. Olá, maminhas gigantescas! Também é este o estado das coisas por aí? Normal.
Além disso, a tua barriga deve começar agora a arredondar, a cintura a crescer e… ups. Mas este botão já não fecha? Adores ou não suportes: está na hora de ir às compras!
Mas antes de adormeceres a pensar nas lojas que queres ir espreitar, vira-te para o lado esquerdo. Dormir para este lado, e não para o direito, ajuda a que o teu útero não faça tanta pressão nos intestinos ou nas tuas veias. Assim, tu sentes-te menos enjoada e o teu bebé é decentemente irrigado.
O meu dia-a-dia
Agora começa aquela fase da gravidez em que, o que te fez rir às 15.22h, vai fazer-te chorar às 15.23h. Hormonas ao rubro! Dois conselhos para isto: desfruta de cada riso ou gargalhada e anda sempre com um maço de lenços. Sabes? Só por precaução.
Se tiveres alguém, reforçamos a importância de envolver o teu amor neste processo. Talvez seja importante falar sobre as vossas finanças, se estão preparados para os primeiros tempos após o nascimento da vossa azeitona e, se não, que soluções podem procurar.
E para tornar a conversa mais leve, principalmente para ti, podes sempre pedir uma massagem com “a mentirinha” de que já te começam a doer as pernas ou as costas.
(Pai, ou a outra mãe, estamos a torcer para que não estejas a ler isto. Se sim, olá! Vá… Ela merece!)
A má notícia é que só o segundo é que costuma ser pacífico. Prepara-te para outras sensações no terceiro. Mas calma! Lá chegaremos.